As mudanças cada vez mais rápidas que afetam nosso modo de vida, suscitam a curiosidade de quais seriam os seus impactos nas gerações que nasceram na era da globalização, onde a Internet encurtou as distâncias geográficas, mas criou universos digitais facilitando as relações virtuais, através de redes sociais.
Buscando desvendar “A verdade sobre os jovens”, foi realizado um estudo pela Truth Central, divisão de inteligência e estudos proprietários da rede McCann, através do mapeamento e análise dos perfis comportamentais da Geração Z (nascidos entre 1990 e 2010) e dos Millennials (nascidos entre 1980 e 2000).
A pesquisa abrangeu mais de 33 mil pessoas, entre 16 e 70 anos, incluindo os seguintes países: Brasil, EUA, Reino Unido, China, Índia, Chile, México, Japão, Espanha, Hong Kong, França, Alemanha, Itália, Turquia, África do Sul, Filipinas, Canadá e Rússia.
Os resultados do estudo apontam que os dilemas fundamentais expressos nos comportamentos dos jovens não apresentaram grandes mudanças ao longo dos anos. Os jovens ainda valorizam três dimensões na formação de sua identidade:
- “Encontrar a si mesmo”: necessidade ancorada na ansiedade e insegurança típicas desta fase de formação identitária;
- “Encontrar a sua galera”: essencial presença e contribuição das outras pessoas na formação psicossocial da identidade;
- “Encontrar o seu lugar no mundo”: aprendizados e experiências provenientes do tempo, assim como pela definição de valores e ideias.
Desta forma, é feita a definição do ponto de partida para a vida, ou seja, saber quem sou e com quem quero compartilhar minha jornada. E, então emerge a necessidade de escolher um destino e propósito.
As variáveis de mudança entre as gerações que este estudo apresentou foram:
- Contexto pelo qual esse processo de formação de identidade ocorre,
- Redefinição das ferramentas utilizadas para tal.
Portanto, é fundamental que haja uma flexibilização e suporte nesse processo de busca e formação de identidade, contribuindo para a ampliação do repertório dos jovens, como também facilitando sua adaptação ao novo papel profissional frente à mudança de cenários, estimulando sua compreensão através de processos de vivência, descoberta e reflexão.
A Brightlink Consultoria Empresarial tem sido parceira de seus clientes, para apoio no desenvolvimento identitário profissional de colaboradores, trainees e estagiários pertencentes a Geração Z e Millennials, através da Academia para Jovens Talentos.
Este programa possuí objetivo e abordagem voltados a ampliação do autoconhecimento e entrosamento do jovem com seu dia-a-dia corporativo, visando seu aperfeiçoamento pessoal e contribuição efetivação com a equipe de trabalho e os resultados da organização.
Academia para Jovens Talentos é composta por 5 Módulos, que são ferramentas fundamentais para a jornada do jovem profissional. A duração de cada módulo é de 1 dia, totalizando 5 dias (consecutivos ou não):
- Módulo 1: Autoconhecimento e Papel Profissional
- Módulo 2: A Arte da Comunicação
- Módulo 3: Apresentações Eficazes
- Módulo 4: Produtividade na Gestão de Demanda
- Módulo 5: Protagonismo e Orientação para Resultados
Conheça também a Academia para Trainees, com outros módulos e trilhas de aprendizagem necessárias aos jovens profissionais.
LINK: Academia para Trainees
https://brightlink.com.br/treinamento/competencias-profissionais/academia-para-trainees/
LINK: Academia para Jovens Talentos
https://brightlink.com.br/treinamento/competencias-profissionais/academia-para-jovens-talentos/
LINK: Estudo: A Verdade sobre os Jovens – WMcCann